Afinal, que profissão seguir?

escolher-a-profissão

Conforme vamos crescendo e o colégio já está perto de acabar, começamos a nos perguntar, afinal, que profissão seguir?

É muito importante que saibamos responder essa pergunta com a maior segurança possível, pois é através dessa resposta que iremos guiar toda nossa vida. Porém, saber o que vai fazer pro resto da vida, quando ainda se está no começo dela, é muita pressão, não é?

Foi pensando nisso que a Academia Washington preparou uma listinha de reflexões que você deve fazer antes de se candidatar a uma vaga na universidade!

01 – Para começar, pense nas matérias que você tem na escola. Liste as que você mais gosta e a que tira as melhores notas. Veja qual área predominante, se é exatas, humanas, biológicas…esse é o começo para você saber em que se dá bem!

02 – Pense em pessoas que você admira, mas que não sejam celebridades e sim personalidades – vale parentes também. Pense assim: “QUEM você gostaria de ser quando crescer? Porque?” depois de responder isso, pesquise o que a pessoa faz para ter isso que você admira. Por exemplo: Se você gostaria de ser como Joaquim Barbosa, porque ele fez a justiça pelo país, a resposta é fácil. Você se sentiria bem fazendo Direito.

03 – Faça uma lista das coisas que você ama. De todas ela

04 – Dentro da lista de coisas que ama, selecione as que você faz bem.

05 – Agora relacione empregos que você pode ter com as coisas que você ama e faz bem. Pronto. Se na primeira lista você colocou cachorros, depois colocou que cuida bem de cachorros, já sabe que Medicina Veterinária é uma opção! Viu como é fácil?

06 – É fundamental que sua decisão envolva algo que você ame, saiba fazer e dê dinheiro. Pois é o que fará pro resto da vida, então é preciso que faça com gosto, mas que ganhe bem com isso, afinal, é ilusão achar que sua qualidade de vida envolve não envolve seu salário.

07 – Uma dica interessante é saber desvincular as profissões. Você não deve pensar se gostaria de fazer “engenharia agrícola”, deve pensar se gostaria de passar o resto da vida administrando fazendas. A grande sacada é pensar em que gostaria de trabalhar e não qual curso vai fazer!

08 – Quando estiver quase decidindo, converse com profissionais do ramo! Pergunte o que eles fazem e projete-se no lugar deles. Você saberia desempenhar este papel? Seria feliz no lugar dessa pessoa?

09 – Um teste vocacional também é importante. Para não deixar se influenciar, vá a um especialista. Muitos psicólogos aplicam testes independentes de você ser cliente deles ou não!

10 – Tenha calma! Todo mundo passa por indecisões em sua vida. Ouça sua família e as pessoas mais velhas. Converse com professores e visite universidades. Não se pressione, nem escolha um curso por fatores banais como a facilidade para passar ou porque dá dinheiro. Lembre-se: quem faz a profissão, é o profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *